Começou o Europeu de sub17 de seleções e na jornada inaugural enfrentaram-se dois colossos na formação de jovens jogadores. A Espanha venceu a Holanda por 2-0 e o segundo golo deixou algumas dúvidas à equipa UB: (ver aqui)

Posicionamento ( 1 e 2) :

imagem1

imagem2

No primeiro instante, após aproximação com a bola controlada do avançado, o guardião está tapado pelo defesa que tenta desarmar o adversário. Além disto, está muito deslocado para o seu poste mais próximo que estava a ser protegido pelo seu defesa. Poderia estar mais dentro, cortando ângulo de remate.

Desvio (3):

Tendo em conta o primeiro posicionamento perto do seu poste mais próximo, cai para a bola sem impulsão e convicção, usando o desvio em detrimento do bloqueio. Com um ajustamento mais adequado ao centro poderia evitar a recarga tal como usando um centro de gravidade mais baixo.

Posicionamento (4)

imagem 4

Foi traído pelo defesa que estava a fazer oposição ao adversário que abriu um dos lados para o remate que deu em golo. Notar o posicionamento (outra vez) com o foco na bola independentemente do posicionamento do defesa que estava a fazer cobertura ao avançado. Era dificil a tomada de decisão de onde se colocar neste lance.

Em conclusão o erro está, principalmente, no desvio em vez de bloquear a bola. Decisão essa que foi despoletada pelo primeiro posicionamento antes do primeiro remate.

  • Gonçalo Xavier – A Última Barreira.

 

Facebook Comments