II Seminário Internacional de Treino de GR em Tróia

Com o apoio na divulgação d’A Última Barreira, começou hoje e dura até domingo, dia 20 Maio, o II Seminário Internacional de Treino de GR em Tróia.

saldos-billboard

Na primeira noite, as temáticas foram bastante diferentes do treino específico de GR. Nada de saídas aos pés dos adversários, distribuição mas sim da psicologia e formas comportamentais e da visão. Temas pouco abordados neste âmbito. O primeiro foi da autoria de Carlos Fernandes, psicólogo no SL Benfica e o seguinte – também do mesmo clube – especialista em visão, o professor Jorge Jorge.

Na primeira parte, antes e depois do jantar, Carlos Fernandes abordou os perfis psicológicos e as etapas do pensamento e, onde captou a grande interacção com os participantes, foi numa dinâmica de grupo em que o objectivo era, em tempo curto (12 minutos), dois líderes saberem passar uma mensagem ao grupo inteiro que só eles sabiam. O objectivo era, com passos dados entre cada pessoas na linha disposta ao longo do corredor, que se avançasse duma ponta a outra com passos do estilo “jogo das damas”. Bastante interessante a forma de expressar e dar uma lição da importância da comunicação e passagem da mensagem ao longo do grupo e não apenas aos mais próximos.

Eis o início das palestras… com o Dr. Carlos Fernandes II SEMINÁRIO INTERNACIONAL "O TREINO DO GUARDA-REDES"18-20….

Publicado por Escola de Guarda- Redes Nuno Monteiro em Sexta-feira, 18 de Maio de 2018

Já Prof Jorge Jorge, falou da importância da visão (na foto de destaque). Com exemplos práticos e fotográficos, foi explicando a importância da mesma e como é subvalorizada no desporto em geral. Fez, por exemplo, o seguinte teste do olho dominante, que podem testar:

O Dr.Jorge Jorge já fala sobre a visão no desporto… e este é o teste do olho dominante.Se fizerem este gesto e…

Publicado por The UB em Sexta-feira, 18 de Maio de 2018

Escalonou os patamares da visão, dos processos monoculares, passando aos binoculares e terminando na integração visual (do mais simples ao mais complexo), que é, falando do último, a integração da visão com a movimentação com os pés/mãos (por exemplo).

Enunciou, por exemplo, estudos feitos pela Universidade do Minho pela sua equipa que os guarda-redes são os mais completos ao nível da visão, em comparação com os avançados, que são os piores.

Uma grande noite de conhecimento, de 3 dias que é feito este Seminário.

Mais novidades sigam o Instagram da UB (@ultimaabarreira) e Facebook.

E na Escola de GR Nuno Monteiro

Facebook Comments