8# Podcast UB (Mesa Redonda): “O microciclo do treino de guarda-redes – Visão transversal”

– Participantes: Luís Esteves (TGR Al Nassr), Gonçalo Lopes (TGR “Os Belenenses”), José Costa (GR Cova da Piedade) e Vítor Severino (TR Adjunto Shakthar) com a moderação de Gonçalo Xavier (A Última Barreira).

bestsellers-mrec

Num dos temas mais cruciais no treino, seja da equipa principal ou dos guarda-redes, é importante saber o que ter em conta na sua elaboração. Existem múltiplos factores que podem ou não afectar este planeamento e é importante conhecer a visão do treinador principal, de guarda-redes e do próprio guardião, daí falarmos da visão transversal.

Uma mesa redonda dividida em duas partes essenciais: Formação, na 1a metade, Rendimento para terminar. Era essencial neste painel que fosse falada a questão de rendimento, pois todos os intervenientes trabalham em contextos seniores na actualidade, mas não podíamos deixar passar a oportunidade de falar na formação e dedicámos uma boa parte do tempo para falar desse tema que pode ajudar muitas mais pessoas por ser um tema menos falado em praça pública.

No final do programa é colocado um problema/desafio onde, cada um dos intervenientes, foi questionado sobre o que deviam fazer nessa situação e que medidas podiam tomar para o melhor de todas as partes. O problema é simples: e aquele guarda-redes que recebe inúmeros 2xGR (lances contra dois avançados sem oposição de defesas), como reage o GR? Como reage o TGR? Como deve, ou não, adaptar o TR o treino para responder a estas necessidades/vontades para não perder o guarda-redes para esse momento de finalização? Quando colocar este tipo de exercícios? Foi gerado um debate interessante que foi um bom culminar a um programa bastante elucidativo sobre o microciclo.

Podem buscar o bloco de notas e a caneta, que há muita informação boa para anotar por estes fantásticos treinadores/guarda-redes.

 

Facebook Comments