O futebol voltou… E Ter-Stegen continua impressionante! Que aula como primeiro construtor jogo!

Imagens via Instat e artigo escrito e editado por Gonçalo Xavier, Fundador e Gestor d’A Última Barreira e Treinador de GR

O Barcelona ganhou 4-0 no campo do Maiorca, no regresso aos jogos oficiais pós paragem pelo covid-19, e teve na sua baliza (ou bem fora da mesma) um dos principais motores de jogo.

Sim, parece estranho que numa equipa com tantos craques do meio campo para a frente, foi Ter-Stegen quem marcou muitos dos ritmos na partida e obrigou o colectivo contrário a não conseguir subir ao meio-campo contrário. Foram 66 passes no total, com 94% acerto, e dados muito curiosos do sentido mais macro que influenciam a distribuição do guarda-redes.

Fiquem com 4 lances diferentes na tomada de decisão e acção técnica que vale a pena reflectir – e, talvez, apreciar – sobre elas: (ver vídeo completo aqui)

Lance 1: Posicionamento alto e jogar rápido para o corredor contrário evitando a subida da equipa contrária:

Lance 2: Temporizar e simular passe para “mexer” a pressão. Manipular a pressão contrária para se chegar ao pretendido: no caso, progressão pelo médio entre-linhas:

Lance 3: Buscar a referência máxima (PL) e perceber os seus movimentos e intenções para se jogar longo no homem/espaço vazio:

Lance 4: Entender o jogo e os movimentos dos colegas. Enquanto se busca a referência máxima, perceber os movimentos destes e de quem aclara o espaço para a bola ser colocada:

E porque existem muitos mais lances com esta qualidade, fica um vídeo com a maioria das “grandes” acções com os pés do guardião alemão e, porque um guarda-redes se faz de defesas… também mostramos a sua grande defesa a remate de Kubo:

É importante salientar que, por mais qualidade técnica e inteligência na tomada de decisão que Ter-Stegen tenha, não conseguia estes passes e tomadas de decisão fantásticas se os colegas não contribuíssem sem bola para se chegar a uma boa acção individual e colectiva.

Se é o melhor do mundo, é difícil dizer com certeza tal a qualidade que existe no topo do futebol mundial. Mas é dos mais completos e inteligentes que existem. Apreciemos…

Facebook Comments