Uma defesa incrível de Hugo Lloris e a lógica de coordenação defesa-GR

Existem várias concepções de posicionamento do GR para todas as bolas e zonas, mediante a bola e a defesa/ataque. Quando remetem à bola coberta numa situação de defesa de baliza, existem treinadores e guarda-redes que “jogam” com o posicionamento do defesa que cobre a bola – e com isso uma parte da baliza – e remetem-se a uma posição na baliza onde cubram a parte da baliza “descoberta”.

É uma lógica altamente complexa e de optimização do espaço da baliza que está descoberto e também de total confiança no defesa (um ou mais) em cobrir o lado oposto, tudo isto numa lógica de complementaridade. Foi isso que fez Hugo Lloris ontem à tarde contra o Manchester United e onde fez uma grande defesa. Fica a devida explicação e imagens sequenciais do que é explicado em cima e tirem as conclusões das vantagens e desvantagens deste tipo de coordenação “em jogo corrido”.

Cruzamento atrasado e ajuste posicionamento do GR para defesa de baliza. Quando percebe que o batedor não chuta de primeira (e o GR estava bem fixo caso isso acontecesse) que dá um toque para abrir e o defesa está a cobrir o lado oposto, dá um passo para estar “no meio” da zona descoberta.

 

O vídeo com a defesa:

Por Gonçalo Xavier, Fundador e Gestor d’A Última Barreira e Treinador de GR

Facebook Comments