(Análise) Transição defensiva: o momento (quando) e para onde vão (onde)

por @ub_coach (twitter) 

bestsellers-mrec

Em análise o golo de Diogo Dalot (AC Milan), contra o Sparta Praga, para a Liga Europa. Passe na profundidade da defesa e Dalot “encosta” ao poste perto do guardião checo. E é disso que temos de falar…

Momento de passe na ruptura do homem longe.

Se demoram muito tempo a ler a bola e os movimentos contrários, estão mais perto de sofrer e ter problemas. Perceber e pensar/agir rápido para a posição onde estariam em momento defensivo.

Aspetos relevantes a reter de possibilidades do portador da bola (as mais prováveis):

  • A – Chutar (Como acabaria por fazer e assim marcar golo).
  • B – Passar para o lado

Tendo isto em conta os números apontados são as possibilidades de posicionamentos do guarda-redes. Dois deles que se efetivaram e dois como sugestão:

  • 1 – Quando/onde o GR iniciou transição defensiva
  • 2 – Onde o GR “finalizou” a transição e assim responder ao remate
  • 3/4 – Onde deveria ter terminado a transição defensiva do GR sendo que a profundidade do posicionamento fica ao entender do GR de onde se sente mais confortável. E estes posicionamentos, principalmente o 3, “previne” ou “acautela” um passe para o colega do lado.

“Na transição defensiva tu passas do posicionamento mais ofensivo para onde estarias se o lance fosse em organização defensiva”

Como o GR demorou muito tempo a perceber se a bola ficaria dominável ou não pelo adversário, demorou também por consequência a transitar defensivamente. Um erro que aconteceu alguns 10-15 segundos antes da bola entrar na sua baliza e que foram essenciais (pela negativa) para o seu insucesso no lance.

E no caso em específico, o portador da bola tinha pressão/oposição de um defesa. Ainda menos necessário seria o seu posicionamento altíssimo. Com mais tempo e espaço para defender, seria um lance que certamente não terminaria em golo.6

Vídeo do lance com a análise:

Podem comprar livros na Wook.pt e assim apoiarem o projeto d’A Última Barreira. Acedam, por favor, por esta ligação abaixo.

 

bestsellers-billboard

Facebook Comments