A Importância da Coordenação Motora.

A coordenação é de extrema importância para o domínio técnico e motor. É da responsabilidade da coordenação o atleta conseguir executar movimentos complexos e de os conseguir fazer num menor tempo (aprendizagem). Segundo Hollman e Hettinger (1989), consideram a coordenação como “ação sinérgica do sistema nervoso central e da musculatura esquelética dentro de uma determinada sequência de movimento”. Então, a coordenação é a capacidade de executar o que pensámos, o mais rápido e corretamente.

Então qual a importância da Coordenação Motora no dia-a-dia do Guarda-Redes?

Não será um dos aspetos a ser normalmente treinado desde idades muito jovens?

No treino da coordenação existem 3 fases (segundo Meinel 1984):

Coordenação Rustica – Aprendizagem do movimento com uma execução defeituosa e sem qualidade, mas que se aperfeiçoa com a repetição.

Coordenação Fina – Nesta fase, o que aprendemos na anterior, desenvolve-se para uma melhor execução, mais requintada, com menores gastos energéticos. Com repetição e preocupação nos detalhes o movimento torna-se mais harmonioso e racional.

Estabilização dos movimentos – Aqui continua o melhoramento qualitativo, desenvolve-se a automatização e a perfeição do movimento.

Concluindo, se formos coordenados, seremos mais rápidos e ágeis a movimentarmo-nos com um menor consumo energético de forma automatizada, logo, não tenho dúvidas que:

Quanto mais coordenados formos, melhores Guarda-Redes seremos!

http://guardaredestreino.blogspot.pt/2015/04/coordenacao-motora.html