Fernando Miguel é o guarda-redes e capitão do Vitória, um clube que disputa o escalão máximo do futebol no Brasil, e só aos 31 anos de idade é que o guardião fez a sua estreia na primeira divisão do campeonato brasileiro… algo que poderia nunca ter acontecido, já que Fernando Miguel esteve bem perto de tomar outro caminho profissional.
Pode-se mesmo dizer que a sua carreira de futebolista foi salva por uma nega numa entrevista de emprego para rececionista de um hotel!
Depois de passar por uma fase complicada a nível desportivo nos anos de 2010 e 2011 e de ter rodado por diversas equipas do interior de Rio Grande do Sul, Fernando Miguel ficou sem clube durante alguns meses no ano de 2011.
Voltou à sua cidade natal e estava disposto a largar o mundo do futebol para aceitar o primeiro emprego que lhe aparecesse…
“Conversei com um homem que nunca tinha visto na vida e que nem gostava de futebol. Expliquei que não tinha currículo nenhum na área, que tinha sido a vida inteira um jogador de futebol profissional. Depois de 45 minutos, o homem disse-me: ‘Tu és o homem certo para trabalhar na minha empresa, comunicas e expressas-te bem'”, relatou o guardião ao meio de comunicação social brasileiro, ESPN.
“Pensei que ele ia me contratar, mas ouvi: ‘Mas eu não vou te trazer para trabalhar na minha empresa porque você nasceu para jogar futebol. Espera que esse período difícil passe que as coisas vão acontecer. Agarra a oportunidade que aparecer'”, prosseguiu.
O que poderia ter sido um motivo de enorme frustração virou no combustível necessário para retomar a sua carreira futebolística.
Eu ia aceitar, mas o homem recusou-me (risos). Se saísse do futebol não voltaria nunca mais, tenho decisão firme e estava disposto a trabalhar com outras coisas. Aquilo foi um sinal de Deus que eu deveria ser persistente.
Após alguns meses, Fernando agarrou a chance no Lajeadense e foi eleito o melhor guarda-redes do Campeonato Gaúcho. Com isso, chamou atenção do Juventude, que disputava a Série D brasileira.
Depois de duas épocas na equipa de Caxias do Sul, o guardião chegou ao Vitória no ano de 2014. Aos poucos foi ganhando o seu espaço e no último ano passou a titular, capitão e um dos destaques na campanha de acesso para a elite nacional.
Neste ano, venceu o Campeonato Baiano pela equipa rubro-negra frente ao rival Bahia.
“É a minha primeira época a disputar a Série A do Campeonato Brasileiro. É muito especial para mim depois de muita luta e trabalho. A vontade de jogar é sempre muito grande”, conclui o recepcionista “frustrado”, mas realizado como guarda-redes.