Alisson: O olhar com antecipação que define um posicionamento e, de seguida, uma ação tornada “simples” (Análise)
O jogo de Alisson Becker no Tottenham 2-2 Liverpool foi muito exigente no que diz respeito a ações dentro e fora dos postes. A equipa dos “Spurs” aproveitou muito bem as costas da defesa da equipa de Anfield e, em profundidade e largura, foram várias as vezes que foi criando perigo.
Antes de mostrar todas as ações de defesa do espaço à frente da baliza, pelo chão e ar e em ações de 1×1 do guardião brasileiro, houve um lance que merece o devido realce (ver aqui).
A importância de olhar-ver a bola e também os movimentos do avançado e onde podem criar perigo para ser tomada assim uma decisão de posicionamento de defender o espaço o mais à frente possível ou a baliza. E foi isso que fez Alisson num lance que foi ele mesmo, pela forma como analisou o lance, que o tornou fácil pela forma como analisou bem os perigos do adversário naquele momento:

A importância de ver além da bola, neste caso na largura, os perigos no lado contrário e analisar isto o mais cedo possível para definir o melhor posicionamento para minimizar esses perigos.

Posicionamento de Alisson no momento do cruzamentos, poucos instantes depois. O corpo de Harry Kane, que cruza, dá toda a indicação para onde quer jogar.
Vídeo aqui: