“Mostras incerteza e a equipa repara nisso. Tens medo de cometer erros” – Modric para Livavokic no Mundial’22

No novo documentário da Netflix, “Capitães do Mundial”, a Croácia foi passando eliminatórias nos penaltis e onde o destaque maior foi Livakovic, guardião até então no Dinamo Zagreb – e, atualmente, nos turcos do Fenerbahce.

Contudo, o que o sucesso ali estampado naquele momento não mostra, é todo o processo até aí chegar. E é aí que o documentário da Netflix entra com o capitão Luka Modric a dar o exemplo de sinceridade e frontalidade para elevar o seu guardião. E estas frases, segundo o documentário, foram um ano antes de Livakovic se tornar herói croata com um grande nível principalmente ao nível da defesa de grandes penalidades, eliminando por exemplo o super favorito Brasil.

Durante a Qualificação para o Mundial, em 2021, Livakovic vinha a cometer erros – Não nos esqueçamos que a “herança” era de um vice-campeão mundial, Subasic, com um grande histórico na seleção e foi Livakovic a assumir a baliza – Daí, nesse momento, capitão Luka Modric “puxou-o” à parte e disse as seguintes palavras que parafraseamos:

“Não te dizia nada se não me preocupasse contigo. Preocupo-me e é por isso que falo. Mas não vejo progressos da tua parte na seleção. Sentes-te pressionado? É porque irradias incerteza e a equipa repara nisso. Todos cometem erros. O teu problema é que tens medo de cometer erros. Quem é que não os comete? Eu não cheguei onde cheguei por ter medo de cometer erros.

Ao que Livakovic, em jeito de desabafo, responde “receio cometer erros” e Modric reafirma que isso apenas piora as coisas.

E Modric volta e responde ainda:

És um grande guarda-redes. Tens de saber isso! Sabes isso?

E no documentário na sequência desta conversa, Livakovic assumiu que Luka Modric foi essencial pela frontalidade e sinceridade e que está sempre a dar bons conselhos, reafirmando ser um grande capitão no seu entender.

E mais à frente ainda, Luka Modric indica ao longe para onde Rodrygo iria bater (seu colega de equipa no Real Madrid) e o guardião confiou e defendeu. Tal a confiança no capitão, que Livakovic reforçou “Luka nunca se engana”. E no caso… não se enganou mesmo.